terça-feira, 10 de setembro de 2024

Início das atividades letivas no Agrupamento de Escolas de Vila Flor - 12 de setembro

 


Dia do Diploma

Decorreu no passado dia 6 de setembro de 2024, pelas 14:30 horas, no Auditório Municipal-Adelina Campos, a cerimónia de entrega dos diplomas aos alunos que concluíram no ano letivo anterior, na Escola Básica e Secundária de Vila Flor, o ensino secundário.

No âmbito do Quadro de Mérito, foram ainda entregues os certificados de mérito aos alunos que se destacaram pelos excelentes resultados escolares e aos que se distinguiram em atividades desportivas em representação do Agrupamento de Escolas e que revelaram atitudes exemplares de solidariedade e altruísmo. A entrega foi efetuada pelo Diretor do Agrupamento de Escolas, Titular de Turma/Diretor de Turma, Presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação, Vereador da Educação, Comandante do Posto Territorial de Vila Flor e Presidente do Município de Vila Flor.

A cerimónia foi abrilhantada, pela Banda Filarmónica da Associação Cultural e Recreativa de Vila Flor. O diploma de mérito do melhor aluno, que concluiu o Ensino Secundário do Curso Científico-Humanístico de Ciências e Tecnologias, pertence ao aluno António Pedro Ferreira Oliveira.

Para além dos pais/encarregados de educação e familiares dos alunos, estiveram presentes os representantes das instituições locais.

 A adesão por parte de toda a comunidade educativa foi muito positiva, facto que a todos encheu de orgulho!




domingo, 25 de agosto de 2024

Parabéns

 
O Agrupamento de Escolas de Vila Flor felicita os alunos que ingressaram no ensino superior, dando continuidade ao seu percurso académico. 

Que esta nova etapa seja repleta de realizações e sucessos. 

Muitos parabéns! 

quarta-feira, 24 de julho de 2024

Desafios SeguraNet

No âmbito da disciplina de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), os alunos de 6.º e de 7.º ano, agrupados em equipas, participaram na 17.ª edição do concurso Desafios SeguraNet, promovida pela Direção-Geral da Educação e dinamizada através do Centro de Sensibilização SeguraNet. Ao longo do ano, o concurso contou com 6 desafios, com periodicidade mensal, abordando os seguintes temas: Notícias Falsas: os alertas da desinformação; Sim à Paz, Não à Violência: o direito de desligar. O Discurso de Ódio Online; Todos por uma Internet melhor: “Menos vida virtual, mais vida real!”; Influenciadores digitais; Navegar no Mundo digital com consciência e bem-estar e, por último, Inteligência Artificial e Ética – Desafios e oportunidades.

Os pontos obtidos no decorrer da realização destes desafios permitiram, mais uma vez, a certificação da Escola Básica e Secundária de Vila Flor como escola vencedora da iniciativa Desafios SeguraNet.

Esta iniciativa enquadra-se nas ações estratégicas de ensino, orientadas para o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, definidas nas Aprendizagens Essenciais da disciplina de TIC e visa a promoção da Cidadania Digital e da Educação para os media na comunidade educativa.

De um modo geral, os alunos demonstraram empenho e entusiasmo na realização destes desafios tendo a concretização dos mesmos permitido a reflexão sobre as temáticas em causa, bem como, a consolidação das suas aprendizagens no âmbito da segurança em ambientes digitais, promovendo ainda, a partilha de experiências e a colaboração entre pares.

Parabéns a todos os participantes!


quarta-feira, 17 de julho de 2024

Almoço convívio de professores

 O almoço de professores do dia 9 de julho de 2024 concretizou-se num momento de boa disposição e partilha. Por algumas horas, os e-mails que nos relembram de todas as aborrecidas reuniões ou o interminável trabalho por fazer foram esquecidos e deram lugar à descontração e à alegria, fortalecendo laços entre colegas e promovendo o companheirismo.

Sem sabermos à data, este almoço serviu de despedida para os nossos colegas (e amigos) que nos deixam rumo a outras escolas, e que enriquecem os que ficam, com memórias de bonitas amizades e histórias para contar.

O convívio não terminou sem antes homenagearmos o nosso caro colega e amigo Victor Sil, que ao fim de largos anos de serviço ao Agrupamento, se irá retirar do ensino, dando início a uma nova etapa da sua vida. Não podemos deixar de agradecer toda a dedicação ao seu trabalho e a generosidade para com todos os colegas, que prontamente ajudava. Foi sem dúvida uma peça fundamental da nossa escola na construção de um ambiente escolar saudável e produtivo. Desejamos-lhe as maiores felicidades e apelamos à sua memória, para que não se esqueça dos amigos que aqui deixou.

Terminamos por agradecer a todos os professores que participaram e cumprimentar aqueles que, por qualquer motivo, não puderam estar presentes.





sexta-feira, 21 de junho de 2024

Clube de Programação e Robótica

Os alunos do Curso Profissional de Informática de Gestão, no âmbito da disciplina de Linguagens de Programação, juntamente com os alunos que frequentam o Clube de Programação e Robótica partilham com a comunidade o último projeto realizado, através do vídeo desenvolvido na disciplina de Tecnologias de Informação e Comunicação, do mesmo curso. 
No decorrer da realização deste projeto os alunos demonstraram entusiasmo, empenho e responsabilidade, tendo desenvolvido também a sua autonomia. 
Os vários tipos de linguagem de programação estão a ganhar uma importância crescente no mundo atual, sendo fundamentais não só na área das CTEM (Ciências, Tecnologias, Engenharia e Matemática), mas também noutras áreas, por contribuírem para o desenvolvimento do pensamento analítico, a resolução de problemas, o trabalho colaborativo e a criatividade. 
Por sua vez, a robótica é uma área desafiante que permite a fusão de conteúdos e saberes multidisciplinares, das diversas áreas das ciências e tecnologias e, através da criação de projetos, permite ainda, estimular o desenvolvimento de um conjunto de competências que passam pelo raciocínio lógico, a resolução de problemas, a investigação, a comunicação, as relações interpessoais, a criatividade, a capacidade crítica, entre outras. Deste modo, os alunos criam e/ou consolidam alicerces para aprender e continuar a aprender ao longo da vida, e assim, enfrentar os desafios do presente e do futuro.  

No próximo ano letivo, junta-te ao Clube de Programação e Robótica! 

quarta-feira, 19 de junho de 2024

EcoCartoon

Um dos maiores desafios dos tempos modernos é a preservação do meio ambiente com vista à sustentabilidade das gerações futuras. A comunicação e educação ambiental detém um papel fundamental, decisivo e estruturante na consciencialização e na mudança comportamental de crianças, jovens e adultos. Criar hábitos e valores ambientais deve ser um trabalho constante e sólido. É por isso primordial incutir estas problemáticas desde a educação pré-escolar.

Juntos podemos contribuir mais e melhor para a mudança de comportamentos em prol do planeta. Só com um esforço coletivo é possível um caminho futuro mais verde.

Como acreditamos que é pelo exemplo que contribuímos para essa mudança comportamental, os docentes de Ciências Naturais desenvolveram com os alunos de 2ºciclo, ao longo do ano letivo, um desafio mensal intitulado EcoCartoon.

Mensalmente foi escolhido um cartoon, com características que o possam relacionar com temas como ecologia, desenvolvimento sustentável, vida saudável, etc. Os alunos foram convidados a apreciarem esse cartoon e a escreveram uma crítica/comentário, que foi enviado ao professor da disciplina, via tarefa, na plataforma Teams. O Cartoon foi partilhado com os alunos através do Teams e afixado nas salas de aulas de todas as turmas do 2.ºciclo e à porta da biblioteca escolar.

Os alunos debruçaram-se sobre a representação e a mensagem do cartoon, fazendo algumas leituras. Foi recomendado e valorizado o envolvimento dos membros da família na apreciação do Cartoon.

Os comentários mensais foram coligidos pelo professor, que no final do mês discutiu com os alunos os melhores comentários, analisando o cartoon e complementando a informação sobre o tema, com pequenos textos ou vídeos.

Pretendeu-se contribuir para o despertar a consciência ecológica, desenvolver o pensamento crítico e criativo e valorizar novas formas de expressão. Foi também um contributo para a abordagem de temas ligados à Educação para a Cidadania e o desenvolvimento de competências do Perfil do Aluno.

Além de todas as turmas do quinto e sexto ano estiveram também envolvidas, com algumas adaptações nos procedimentos, duas turmas da Escola Básica Dr. Artur Pimentel. Este desafio já foi desenvolvido durante três anos letivos consecutivos e será para continuar.

O Grupo 230

Matemática e Ciências Naturais (2.ºCiclo)