Ao longo do ano letivo 2024-2025 o Grupo 230 desenvolveu um
projeto bastante interessante designado “Saberes, Aromas e Sabores”. Em
palavras simples, o objetivo era o de dar a conhecer as plantas aromáticas,
enquadrando essa temática nas aprendizagens escolares como a alimentação
saudável, a importância e a reprodução das plantas, a reciclagem e alguns
conceitos ligados aos trabalhos manuais e à estética. Com a utilização dos
sistemas informáticos para pesquisa, fotografar, elaboração dos trabalhos, envio
e publicação online pretendia-se desenvolver também competências digitais.
Foram tidas em conta as aprendizagens essenciais das disciplinas e também o
Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória.
Foi elaborada uma lista de 25 espécies aromáticas,
abrangendo as mais conhecidas e algumas novidades, e, por sorteio, foi
atribuída uma espécie a cada aluno, que ele estudou e acompanhou ao longo do
ano. Investigaram a espécie atribuída, fotografaram-na e encontraram receitas
onde a mesma tinha um papel relevante.
Foram utilizados diversos materiais reciclados com destaque
para a latas de um litro, onde as plantas foram semeadas/plantadas e cresceram.
Nas disciplinas de EV e ET foi feito um projeto de decoração da respetiva lata,
enquanto as disciplinas de Ciências Naturais, Cidadania e Português foram
trabalhadas as questões relacionadas com as plantas. Foi dada a oportunidade a
todas as disciplinas de se integrarem nas atividades e a adesão dependeu dos
docentes de cada turma.
Nem tudo correu bem. A escola não tem um espaço onde
atividades como estas podem ser desenvolvidas. A utilização de uma sala
“normal” criou alguns constrangimentos. Não foi possível, mesmo pela aquisição,
conseguir as 25 espécies escolhidas inicialmente. Plantas como a stévia, a
salicórnia, o cravinho, a manjerona, entre outras, tiveram que ser
substituídas.
Para os alunos com medidas de apoio à aprendizagem, que não
frequentaram as aulas de Ciências foi escolhido o morangueiro. Não é uma planta
aromática, mas causou grande entusiasmo quando começou a produzir morangos!
A análise do teste que os alunos realizaram no início, e no
final do projeto, mostra uma clara evolução no conhecimento das plantas
aromáticas. Foi evidente o interesse em conhecerem outras plantas, além daquela
que lhes foi atribuída e pediram mesmo algumas para levarem para casa. Também
os docentes e pessoal auxiliar sentiram bastante curiosidade.
O projeto terminou com uma exposição de mais de 80 latas com
plantas aromáticas, com decorações personalizadas e bastante criativas, no
polivalente da escola. Cada aluno a levou a sua lata e planta aromática para
casa. Além da exposição dos trabalhos estiveram expostos também os materiais
utilizados nas diversas disciplinas, o projeto e as ferramentas utilizadas.
Foram também disponibilizadas algumas plantas aromáticas, em
vaso ou cortadas, para que qualquer elemento da comunidade escolar pudesse
levar.
O projeto revelou muito interesse ficando mesmo a ideia de
que podia ter ido mais longe, nomeadamente envolvendo mais disciplinas e os
encarregados de educação. Quem sabe em anos futuros…
Os docentes do Grupo 230
Sem comentários:
Enviar um comentário