quarta-feira, 2 de julho de 2025

Saberes, Aromas e Sabores

 

Ao longo do ano letivo 2024-2025 o Grupo 230 desenvolveu um projeto bastante interessante designado “Saberes, Aromas e Sabores”. Em palavras simples, o objetivo era o de dar a conhecer as plantas aromáticas, enquadrando essa temática nas aprendizagens escolares como a alimentação saudável, a importância e a reprodução das plantas, a reciclagem e alguns conceitos ligados aos trabalhos manuais e à estética. Com a utilização dos sistemas informáticos para pesquisa, fotografar, elaboração dos trabalhos, envio e publicação online pretendia-se desenvolver também competências digitais. Foram tidas em conta as aprendizagens essenciais das disciplinas e também o Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória.

Foi elaborada uma lista de 25 espécies aromáticas, abrangendo as mais conhecidas e algumas novidades, e, por sorteio, foi atribuída uma espécie a cada aluno, que ele estudou e acompanhou ao longo do ano. Investigaram a espécie atribuída, fotografaram-na e encontraram receitas onde a mesma tinha um papel relevante.

Foram utilizados diversos materiais reciclados com destaque para a latas de um litro, onde as plantas foram semeadas/plantadas e cresceram. Nas disciplinas de EV e ET foi feito um projeto de decoração da respetiva lata, enquanto as disciplinas de Ciências Naturais, Cidadania e Português foram trabalhadas as questões relacionadas com as plantas. Foi dada a oportunidade a todas as disciplinas de se integrarem nas atividades e a adesão dependeu dos docentes de cada turma.

Nem tudo correu bem. A escola não tem um espaço onde atividades como estas podem ser desenvolvidas. A utilização de uma sala “normal” criou alguns constrangimentos. Não foi possível, mesmo pela aquisição, conseguir as 25 espécies escolhidas inicialmente. Plantas como a stévia, a salicórnia, o cravinho, a manjerona, entre outras, tiveram que ser substituídas.

Para os alunos com medidas de apoio à aprendizagem, que não frequentaram as aulas de Ciências foi escolhido o morangueiro. Não é uma planta aromática, mas causou grande entusiasmo quando começou a produzir morangos!

A análise do teste que os alunos realizaram no início, e no final do projeto, mostra uma clara evolução no conhecimento das plantas aromáticas. Foi evidente o interesse em conhecerem outras plantas, além daquela que lhes foi atribuída e pediram mesmo algumas para levarem para casa. Também os docentes e pessoal auxiliar sentiram bastante curiosidade.

O projeto terminou com uma exposição de mais de 80 latas com plantas aromáticas, com decorações personalizadas e bastante criativas, no polivalente da escola. Cada aluno a levou a sua lata e planta aromática para casa. Além da exposição dos trabalhos estiveram expostos também os materiais utilizados nas diversas disciplinas, o projeto e as ferramentas utilizadas.

Foram também disponibilizadas algumas plantas aromáticas, em vaso ou cortadas, para que qualquer elemento da comunidade escolar pudesse levar.

O projeto revelou muito interesse ficando mesmo a ideia de que podia ter ido mais longe, nomeadamente envolvendo mais disciplinas e os encarregados de educação. Quem sabe em anos futuros…

Os docentes do Grupo 230















Sem comentários:

Enviar um comentário