Um dos maiores desafios dos tempos modernos é a preservação
do meio ambiente com vista à sustentabilidade das gerações futuras. A
comunicação e educação ambiental detém um papel fundamental, decisivo e
estruturante na consciencialização e na mudança comportamental de crianças,
jovens e adultos. Criar hábitos e valores ambientais deve ser um trabalho
constante e sólido. É por isso primordial incutir estas problemáticas desde a
educação pré-escolar.
Juntos podemos contribuir mais e melhor para a mudança de
comportamentos em prol do planeta. Só com um esforço coletivo é possível um
caminho futuro mais verde.
Como acreditamos que é pelo exemplo que contribuímos para
essa mudança comportamental, os docentes de Ciências Naturais desenvolveram com
os alunos de 2ºciclo, ao longo do ano letivo, um desafio mensal intitulado
EcoCartoon.
Mensalmente foi escolhido um cartoon, com características
que o possam relacionar com temas como ecologia, desenvolvimento sustentável,
vida saudável, etc. Os alunos foram convidados a apreciarem esse cartoon e a
escreveram uma crítica/comentário, que foi enviado ao professor da disciplina,
via tarefa, na plataforma Teams. O Cartoon foi partilhado com os alunos através
do Teams e afixado nas salas de aulas de todas as turmas do 2.ºciclo e à porta
da biblioteca escolar.
Os alunos debruçaram-se sobre a representação e a mensagem
do cartoon, fazendo algumas leituras. Foi recomendado e valorizado o
envolvimento dos membros da família na apreciação do Cartoon.
Os comentários mensais foram coligidos pelo professor, que
no final do mês discutiu com os alunos os melhores comentários, analisando o
cartoon e complementando a informação sobre o tema, com pequenos textos ou
vídeos.
Pretendeu-se contribuir para o despertar a consciência
ecológica, desenvolver o pensamento crítico e criativo e valorizar novas formas
de expressão. Foi também um contributo para a abordagem de temas ligados à
Educação para a Cidadania e o desenvolvimento de competências do Perfil do
Aluno.
Além de todas as turmas do quinto e sexto ano estiveram
também envolvidas, com algumas adaptações nos procedimentos, duas turmas da
Escola Básica Dr. Artur Pimentel. Este desafio já foi desenvolvido durante três
anos letivos consecutivos e será para continuar.
O Grupo 230
Matemática e Ciências Naturais (2.ºCiclo)
Sem comentários:
Enviar um comentário