O Agrupamento de Escolas de Vila Flor felicita os alunos
que ingressaram no ensino superior, dando continuidade ao seu percurso
académico.
Que esta nova etapa seja repleta de realizações e sucessos.
O Agrupamento de Escolas de Vila Flor felicita os alunos
que ingressaram no ensino superior, dando continuidade ao seu percurso
académico.
Que esta nova etapa seja repleta de realizações e sucessos.
No âmbito da disciplina de
Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), os alunos de 6.º e de 7.º ano,
agrupados em equipas, participaram na 17.ª edição do concurso Desafios
SeguraNet, promovida pela Direção-Geral da Educação e dinamizada através do Centro
de Sensibilização SeguraNet. Ao longo do ano, o concurso contou com 6 desafios,
com periodicidade mensal, abordando os seguintes temas: Notícias Falsas: os
alertas da desinformação; Sim à Paz, Não à Violência: o direito de desligar. O
Discurso de Ódio Online; Todos por uma Internet melhor: “Menos vida
virtual, mais vida real!”; Influenciadores digitais; Navegar no Mundo digital
com consciência e bem-estar e,
por último, Inteligência Artificial e Ética – Desafios e oportunidades.
Os pontos obtidos no decorrer da realização destes desafios
permitiram, mais uma vez, a certificação da Escola Básica e Secundária de Vila
Flor como escola vencedora da iniciativa Desafios SeguraNet.
Esta iniciativa enquadra-se
nas ações estratégicas de ensino, orientadas para o Perfil dos Alunos à Saída
da Escolaridade Obrigatória, definidas nas Aprendizagens Essenciais da
disciplina de TIC e visa a promoção da Cidadania Digital e da Educação para os media
na comunidade educativa.
De um modo geral, os alunos
demonstraram empenho e entusiasmo na realização destes desafios tendo a
concretização dos mesmos permitido a reflexão sobre as temáticas em causa, bem
como, a consolidação das suas aprendizagens no âmbito da segurança em ambientes
digitais, promovendo ainda, a partilha de experiências e a colaboração entre
pares.
Parabéns a todos os
participantes!
O almoço de professores do dia 9 de julho de 2024 concretizou-se num momento de boa disposição e partilha. Por algumas horas, os e-mails que nos relembram de todas as aborrecidas reuniões ou o interminável trabalho por fazer foram esquecidos e deram lugar à descontração e à alegria, fortalecendo laços entre colegas e promovendo o companheirismo.
Sem sabermos à data, este almoço serviu de despedida para os nossos colegas
(e amigos) que nos deixam rumo a outras escolas, e que enriquecem os que ficam,
com memórias de bonitas amizades e histórias para contar.
O convívio não terminou sem antes homenagearmos o nosso caro colega e amigo
Victor Sil, que ao fim de largos anos de serviço ao Agrupamento, se irá retirar
do ensino, dando início a uma nova etapa da sua vida. Não podemos deixar de
agradecer toda a dedicação ao seu trabalho e a generosidade para com todos os
colegas, que prontamente ajudava. Foi sem dúvida uma peça fundamental da nossa
escola na construção de um ambiente escolar saudável e produtivo. Desejamos-lhe
as maiores felicidades e apelamos à sua memória, para que não se esqueça dos
amigos que aqui deixou.
Terminamos por agradecer a todos os professores que participaram e cumprimentar
aqueles que, por qualquer motivo, não puderam estar presentes.
No próximo ano letivo, junta-te ao Clube de Programação e Robótica!
Um dos maiores desafios dos tempos modernos é a preservação
do meio ambiente com vista à sustentabilidade das gerações futuras. A
comunicação e educação ambiental detém um papel fundamental, decisivo e
estruturante na consciencialização e na mudança comportamental de crianças,
jovens e adultos. Criar hábitos e valores ambientais deve ser um trabalho
constante e sólido. É por isso primordial incutir estas problemáticas desde a
educação pré-escolar.
Juntos podemos contribuir mais e melhor para a mudança de
comportamentos em prol do planeta. Só com um esforço coletivo é possível um
caminho futuro mais verde.
Como acreditamos que é pelo exemplo que contribuímos para
essa mudança comportamental, os docentes de Ciências Naturais desenvolveram com
os alunos de 2ºciclo, ao longo do ano letivo, um desafio mensal intitulado
EcoCartoon.
Mensalmente foi escolhido um cartoon, com características
que o possam relacionar com temas como ecologia, desenvolvimento sustentável,
vida saudável, etc. Os alunos foram convidados a apreciarem esse cartoon e a
escreveram uma crítica/comentário, que foi enviado ao professor da disciplina,
via tarefa, na plataforma Teams. O Cartoon foi partilhado com os alunos através
do Teams e afixado nas salas de aulas de todas as turmas do 2.ºciclo e à porta
da biblioteca escolar.
Os alunos debruçaram-se sobre a representação e a mensagem
do cartoon, fazendo algumas leituras. Foi recomendado e valorizado o
envolvimento dos membros da família na apreciação do Cartoon.
Os comentários mensais foram coligidos pelo professor, que
no final do mês discutiu com os alunos os melhores comentários, analisando o
cartoon e complementando a informação sobre o tema, com pequenos textos ou
vídeos.
Pretendeu-se contribuir para o despertar a consciência
ecológica, desenvolver o pensamento crítico e criativo e valorizar novas formas
de expressão. Foi também um contributo para a abordagem de temas ligados à
Educação para a Cidadania e o desenvolvimento de competências do Perfil do
Aluno.
Além de todas as turmas do quinto e sexto ano estiveram
também envolvidas, com algumas adaptações nos procedimentos, duas turmas da
Escola Básica Dr. Artur Pimentel. Este desafio já foi desenvolvido durante três
anos letivos consecutivos e será para continuar.
O Grupo 230
Matemática e Ciências Naturais (2.ºCiclo)
O ano letivo 2023/24 chegou ao fim.
Queremos expressar a nossa gratidão pelo empenho e dedicação
de todos. Desejamos que desfrutem de umas merecidas férias, repletas de
descanso e diversão.
Aproveitem para assistir ao vídeo especial que preparamos,
com uma retrospetiva de todas as atividades incríveis que realizamos na
Biblioteca Escolar.
Até breve e boas férias!
Na semana de 8 a 13 de abril realizou-se na Escola Básica e Secundária de Vila Flor o concurso Canguru Matemático sem Fronteiras 2024, envolvendo todos os alunos do segundo ciclo.
O concurso pretende divulgar a matemática elementar,
estimulando e motivando os alunos numa espécie de olimpíada, em escalões dos
diversos anos da escolaridade, que abrangem desde o segundo ao décimo segundo
anos da escolaridade. É internacional, teve origem na Austrália (daí o nome
Canguru), no início dos anos 80. Atualmente é realizado em 86 países e conta
com mais de 6 milhões de participantes.
Em Portugal a organização está a cargo do Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra. A primeira realização
foi em 2005 e celebra este ano o 20.º aniversário.
Na categoria Escolar (5.º e 6.º anos) a prova tem a duração
de 90 minutos e é constituída por um conjunto de 24 questões organizadas em
três graus de dificuldade: problemas de 3 pontos, problemas de 4 pontos e
problemas de 5 pontos. Neste escalão o aluno pode atingir o máximo de 120
pontos. Há penalização pelas respostas erradas.
Todas as questões se baseiam na resolução de problemas,
envolvem um conjunto de capacidades matemáticas, de uma forma integrada,
focando os vários temas das Aprendizagens Essenciais, mas sem que estes estejam
muito evidentes. Não raras vezes alunos que não demonstram um elevado
aproveitamento na disciplina de matemática, destacam-se neste concurso, pois
têm um bom raciocínio matemático e desenvolveram estratégias para a resolução
de problemas que o ensino mais formal não valoriza convenientemente.
Tratando-se de um concurso, todos recebem um certificado com
a posição obtida na Categoria, na Escola. Também já é conhecida a classificação
a nível nacional e regional. A aluna Carolina Borges, do 5.ºB, que obteve o
melhor resultado a nível do agrupamento, foi também a melhor classificada no
distrito e ocupou a posição 44.ª a nível nacional. Convém referir que na
categoria Escolar houve mais de 20 mil participantes. Das 25 melhores
pontuações do distrito do Bragança, 16 são do Agrupamento de Escolas de Vila
Flor.
Os alunos gostam de participar, encarando o concurso como um
desafio. Por norma não realizam treinos e sentem alguma dificuldade em
compreender os enunciados que são bastante extensos.
O concurso é organizado pelos professores de matemática do
segundo ciclo, como uma atividade formativa. A avaliação tem sido bastante
positiva e a intensão é a de que continue a ser realizado, se possível alargado
a alunos de outras Categorias e que tenha mais visibilidade ao nível das
atividades do agrupamento.
10 Primeiros
classificados ao nível do Agrupamento (Categoria Escolar)
1.º Carolina
Borges 5.ºB
2.º João
Moreira 5.ºB
3.º André
Sobral 5.ºB
4.º Alice
Martins 6.ºA
4.º Camila
Teixeira 6.ºA
4.º José
Martinho 6.ºB
7.º Lucas
Nascimento 5ºC
8.º Matilde
Nogueira 6.ºA
8.º Martim
Venera 5.ºA
10.º Maria Costa 5.ºB
Os professores do Grupo 230