quarta-feira, 24 de julho de 2024

Desafios SeguraNet

No âmbito da disciplina de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), os alunos de 6.º e de 7.º ano, agrupados em equipas, participaram na 17.ª edição do concurso Desafios SeguraNet, promovida pela Direção-Geral da Educação e dinamizada através do Centro de Sensibilização SeguraNet. Ao longo do ano, o concurso contou com 6 desafios, com periodicidade mensal, abordando os seguintes temas: Notícias Falsas: os alertas da desinformação; Sim à Paz, Não à Violência: o direito de desligar. O Discurso de Ódio Online; Todos por uma Internet melhor: “Menos vida virtual, mais vida real!”; Influenciadores digitais; Navegar no Mundo digital com consciência e bem-estar e, por último, Inteligência Artificial e Ética – Desafios e oportunidades.

Os pontos obtidos no decorrer da realização destes desafios permitiram, mais uma vez, a certificação da Escola Básica e Secundária de Vila Flor como escola vencedora da iniciativa Desafios SeguraNet.

Esta iniciativa enquadra-se nas ações estratégicas de ensino, orientadas para o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, definidas nas Aprendizagens Essenciais da disciplina de TIC e visa a promoção da Cidadania Digital e da Educação para os media na comunidade educativa.

De um modo geral, os alunos demonstraram empenho e entusiasmo na realização destes desafios tendo a concretização dos mesmos permitido a reflexão sobre as temáticas em causa, bem como, a consolidação das suas aprendizagens no âmbito da segurança em ambientes digitais, promovendo ainda, a partilha de experiências e a colaboração entre pares.

Parabéns a todos os participantes!


quarta-feira, 17 de julho de 2024

Almoço convívio de professores

 O almoço de professores do dia 9 de julho de 2024 concretizou-se num momento de boa disposição e partilha. Por algumas horas, os e-mails que nos relembram de todas as aborrecidas reuniões ou o interminável trabalho por fazer foram esquecidos e deram lugar à descontração e à alegria, fortalecendo laços entre colegas e promovendo o companheirismo.

Sem sabermos à data, este almoço serviu de despedida para os nossos colegas (e amigos) que nos deixam rumo a outras escolas, e que enriquecem os que ficam, com memórias de bonitas amizades e histórias para contar.

O convívio não terminou sem antes homenagearmos o nosso caro colega e amigo Victor Sil, que ao fim de largos anos de serviço ao Agrupamento, se irá retirar do ensino, dando início a uma nova etapa da sua vida. Não podemos deixar de agradecer toda a dedicação ao seu trabalho e a generosidade para com todos os colegas, que prontamente ajudava. Foi sem dúvida uma peça fundamental da nossa escola na construção de um ambiente escolar saudável e produtivo. Desejamos-lhe as maiores felicidades e apelamos à sua memória, para que não se esqueça dos amigos que aqui deixou.

Terminamos por agradecer a todos os professores que participaram e cumprimentar aqueles que, por qualquer motivo, não puderam estar presentes.





sexta-feira, 21 de junho de 2024

Clube de Programação e Robótica

Os alunos do Curso Profissional de Informática de Gestão, no âmbito da disciplina de Linguagens de Programação, juntamente com os alunos que frequentam o Clube de Programação e Robótica partilham com a comunidade o último projeto realizado, através do vídeo desenvolvido na disciplina de Tecnologias de Informação e Comunicação, do mesmo curso. 
No decorrer da realização deste projeto os alunos demonstraram entusiasmo, empenho e responsabilidade, tendo desenvolvido também a sua autonomia. 
Os vários tipos de linguagem de programação estão a ganhar uma importância crescente no mundo atual, sendo fundamentais não só na área das CTEM (Ciências, Tecnologias, Engenharia e Matemática), mas também noutras áreas, por contribuírem para o desenvolvimento do pensamento analítico, a resolução de problemas, o trabalho colaborativo e a criatividade. 
Por sua vez, a robótica é uma área desafiante que permite a fusão de conteúdos e saberes multidisciplinares, das diversas áreas das ciências e tecnologias e, através da criação de projetos, permite ainda, estimular o desenvolvimento de um conjunto de competências que passam pelo raciocínio lógico, a resolução de problemas, a investigação, a comunicação, as relações interpessoais, a criatividade, a capacidade crítica, entre outras. Deste modo, os alunos criam e/ou consolidam alicerces para aprender e continuar a aprender ao longo da vida, e assim, enfrentar os desafios do presente e do futuro.  

No próximo ano letivo, junta-te ao Clube de Programação e Robótica! 

quarta-feira, 19 de junho de 2024

EcoCartoon

Um dos maiores desafios dos tempos modernos é a preservação do meio ambiente com vista à sustentabilidade das gerações futuras. A comunicação e educação ambiental detém um papel fundamental, decisivo e estruturante na consciencialização e na mudança comportamental de crianças, jovens e adultos. Criar hábitos e valores ambientais deve ser um trabalho constante e sólido. É por isso primordial incutir estas problemáticas desde a educação pré-escolar.

Juntos podemos contribuir mais e melhor para a mudança de comportamentos em prol do planeta. Só com um esforço coletivo é possível um caminho futuro mais verde.

Como acreditamos que é pelo exemplo que contribuímos para essa mudança comportamental, os docentes de Ciências Naturais desenvolveram com os alunos de 2ºciclo, ao longo do ano letivo, um desafio mensal intitulado EcoCartoon.

Mensalmente foi escolhido um cartoon, com características que o possam relacionar com temas como ecologia, desenvolvimento sustentável, vida saudável, etc. Os alunos foram convidados a apreciarem esse cartoon e a escreveram uma crítica/comentário, que foi enviado ao professor da disciplina, via tarefa, na plataforma Teams. O Cartoon foi partilhado com os alunos através do Teams e afixado nas salas de aulas de todas as turmas do 2.ºciclo e à porta da biblioteca escolar.

Os alunos debruçaram-se sobre a representação e a mensagem do cartoon, fazendo algumas leituras. Foi recomendado e valorizado o envolvimento dos membros da família na apreciação do Cartoon.

Os comentários mensais foram coligidos pelo professor, que no final do mês discutiu com os alunos os melhores comentários, analisando o cartoon e complementando a informação sobre o tema, com pequenos textos ou vídeos.

Pretendeu-se contribuir para o despertar a consciência ecológica, desenvolver o pensamento crítico e criativo e valorizar novas formas de expressão. Foi também um contributo para a abordagem de temas ligados à Educação para a Cidadania e o desenvolvimento de competências do Perfil do Aluno.

Além de todas as turmas do quinto e sexto ano estiveram também envolvidas, com algumas adaptações nos procedimentos, duas turmas da Escola Básica Dr. Artur Pimentel. Este desafio já foi desenvolvido durante três anos letivos consecutivos e será para continuar.

O Grupo 230

Matemática e Ciências Naturais (2.ºCiclo) 







terça-feira, 18 de junho de 2024

Vídeo final de ano letivo 2023/24

 O ano letivo 2023/24 chegou ao fim.

Queremos expressar a nossa gratidão pelo empenho e dedicação de todos. Desejamos que desfrutem de umas merecidas férias, repletas de descanso e diversão.

Aproveitem para assistir ao vídeo especial que preparamos, com uma retrospetiva de todas as atividades incríveis que realizamos na Biblioteca Escolar.

Até breve e boas férias!



segunda-feira, 17 de junho de 2024

Canguru Matemático 2024

 Na semana de 8 a 13 de abril realizou-se na Escola Básica e Secundária de Vila Flor o concurso Canguru Matemático sem Fronteiras 2024, envolvendo todos os alunos do segundo ciclo.

O concurso pretende divulgar a matemática elementar, estimulando e motivando os alunos numa espécie de olimpíada, em escalões dos diversos anos da escolaridade, que abrangem desde o segundo ao décimo segundo anos da escolaridade. É internacional, teve origem na Austrália (daí o nome Canguru), no início dos anos 80. Atualmente é realizado em 86 países e conta com mais de 6 milhões de participantes.

Em Portugal a organização está a cargo do Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra. A primeira realização foi em 2005 e celebra este ano o 20.º aniversário.

Na categoria Escolar (5.º e 6.º anos) a prova tem a duração de 90 minutos e é constituída por um conjunto de 24 questões organizadas em três graus de dificuldade: problemas de 3 pontos, problemas de 4 pontos e problemas de 5 pontos. Neste escalão o aluno pode atingir o máximo de 120 pontos. Há penalização pelas respostas erradas.

Todas as questões se baseiam na resolução de problemas, envolvem um conjunto de capacidades matemáticas, de uma forma integrada, focando os vários temas das Aprendizagens Essenciais, mas sem que estes estejam muito evidentes. Não raras vezes alunos que não demonstram um elevado aproveitamento na disciplina de matemática, destacam-se neste concurso, pois têm um bom raciocínio matemático e desenvolveram estratégias para a resolução de problemas que o ensino mais formal não valoriza convenientemente.

Tratando-se de um concurso, todos recebem um certificado com a posição obtida na Categoria, na Escola. Também já é conhecida a classificação a nível nacional e regional. A aluna Carolina Borges, do 5.ºB, que obteve o melhor resultado a nível do agrupamento, foi também a melhor classificada no distrito e ocupou a posição 44.ª a nível nacional. Convém referir que na categoria Escolar houve mais de 20 mil participantes. Das 25 melhores pontuações do distrito do Bragança, 16 são do Agrupamento de Escolas de Vila Flor.

Os alunos gostam de participar, encarando o concurso como um desafio. Por norma não realizam treinos e sentem alguma dificuldade em compreender os enunciados que são bastante extensos.

O concurso é organizado pelos professores de matemática do segundo ciclo, como uma atividade formativa. A avaliação tem sido bastante positiva e a intensão é a de que continue a ser realizado, se possível alargado a alunos de outras Categorias e que tenha mais visibilidade ao nível das atividades do agrupamento.

10 Primeiros classificados ao nível do Agrupamento (Categoria Escolar)

1.º         Carolina Borges             5.ºB

2.º         João Moreira    5.ºB

3.º         André Sobral    5.ºB

4.º         Alice Martins    6.ºA

4.º         Camila Teixeira              6.ºA

4.º         José Martinho  6.ºB

7.º         Lucas Nascimento      5ºC

8.º         Matilde Nogueira          6.ºA

8.º         Martim Venera 5.ºA

10.º      Maria Costa     5.ºB

Os professores do Grupo 230






quarta-feira, 5 de junho de 2024

Os pássaros na minha escola

 Os docentes do grupo 230, Matemática e Ciências Naturais, dinamizaram ao longo do ano um projeto intitulado “Os pássaros na minha escola”. Foram desenvolvidas várias atividades, dentro e fora da sala de aula, durante os três períodos letivos. O objetivo destas atividades foi essencialmente despertar o interesse dos alunos para biodiversidade que existe no espaço escolar, dando particular enfoque às aves, interligando conteúdos programáticos com observação, estudo e desenho das espécies de aves frequentes no espaço escolar.

Os efeitos foram sendo notórios ao longo do ano, com os alunos a mostrarem um interesse crescente, que se alargou para fora do recinto escolar. Passaram a olhar as aves com interesse, na escola ou em qualquer outro lugar. Tiraram fotografias, apresentaram questões e procuraram os professores para partilharem o que tinham visto e ouvido.

Em todas as turmas houve articulação dos docentes de Educação Visual e de Ciências Naturais. Numa turma houve também a articulação com os docentes de Português e Cidadania e Desenvolvimento.

No início do projeto foi aplicado um questionário, com 30 questões e o mesmo questionário foi aplicado no final do 3.ºPeríodo. No primeiro período foi obtida uma percentagem de sucesso de 43,3%, sendo a identificação da milheirinha (Serinus serinus) a pergunta onde tiveram mais dificuldade. A questão onde o sucesso foi mais elevado foi a identificação do Pisco-de-peito-ruivo (Erithacus rubecula).

A percentagem de sucesso no 3.ºPeríodo foi de 65%. A identificação do lugre (Spinus spinus) foi a que ofereceu maior dificuldade.

Das 25 espécies estudadas algumas foram avistadas com muita frequência como o pardal-comum (Passer domesticus), o tentilhão-comum (Fringilla coelebs) ou a rola-de-colar (Streptopelia decaocto) ou o pintassilgo (Carduelis carduelis), outras nunca foram avistadas. Houve também algumas surpresas como o avistamento de vários grifos (Gyps fulvus) e a presença frequente de uma cegonha-branca (Ciconia ciconia), que nidificou nas proximidades.

No âmbito da semana do agrupamento, os trabalhos realizados foram expostos e vistos por toda a comunidade escolar.

Os alunos demonstraram entusiasmo e satisfação com o resultado obtido e manifestaram a vontade de continuar a estudar as aves no próximo ano letivo.

Os docentes do Grupo 230