terça-feira, 13 de maio de 2025

Alunos do 6.º ano participaram em atividades de desporto na natureza

 


No dia 28 de abril de 2025, os alunos do 6.º ano da Escola Básica e Secundária de Vila Flor viveram um dia cheio de aventura e contacto com a natureza. A atividade, inserida no Plano de Recuperação das Aprendizagens e no Domínio da Inclusão e Bem-Estar (Desporto Escolar - Comunidades), teve lugar nas imediações da barragem do Peneireiro.

A atividade decorreu entre as 9h00 e as 17h00, os alunos participaram em várias atividades ao ar livre, como caminhada, escalada, rapel, manobras de cordas, paintball, tiro com arco e slide.

Ao almoço, os participantes fizeram uma pausa para um almoço volante no local, aproveitando o ambiente natural para recuperar energias e conviver em grupo.

Foi um dia repleto de emoção, espírito de equipa e superação, promovendo o bem-estar físico e o convívio entre os colegas, sempre em contacto direto com a natureza.


Dia Aberto UTAD

 No passado dia 7 de maio, os alunos da turma 11.ºA tiveram a oportunidade de participar no Dia Aberto da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), em Vila Real. A visita foi acompanhada pelas professoras Adriana Dias e Palmira Magueta, que orientaram os alunos ao longo da atividade.

Durante o dia, os estudantes puderam conhecer de perto o ambiente universitário, visitar diferentes departamentos e participar em diversas atividades interativas e sessões informativas. A iniciativa permitiu um primeiro contacto com a realidade do ensino superior, sendo uma experiência enriquecedora para os alunos que, em breve, terão de tomar decisões importantes sobre o seu percurso académico.

O Dia Aberto da UTAD é uma iniciativa anual que visa dar a conhecer a oferta formativa da universidade, bem como as suas instalações, laboratórios e projetos de investigação. A participação neste evento foi uma oportunidade valiosa para os alunos refletirem sobre o seu futuro e esclarecerem dúvidas sobre possíveis áreas de estudo.

A visita decorreu num ambiente descontraído e motivador, deixando nos participantes uma impressão muito positiva da vida universitária e da UTAD.








Laboratório Aberto

 

No passado dia 12 de maio, decorreu na nossa escola a atividade “Laboratório Aberto”, uma iniciativa que teve como principal objetivo despertar o interesse dos alunos pelas Ciências, através da realização de experiências laboratoriais.

A atividade contou com a participação entusiástica dos alunos do 2.º ciclo, que tiveram a oportunidade de contactar diretamente com o ambiente do laboratório, experimentando e observando fenómenos científicos de forma prática e divertida.

As experiências foram dinamizadas pelas professoras do grupo de Física e Química, com o apoio fundamental dos alunos do 3.º ciclo e do ensino secundário, que assumiram um papel ativo na demonstração e explicação dos procedimentos experimentais.

O “Laboratório Aberto” revelou-se uma excelente oportunidade para promover a partilha de conhecimento entre alunos de diferentes ciclos de ensino, estimulando a curiosidade científica e o espírito colaborativo. Iniciativas como esta contribuem para tornar a aprendizagem mais dinâmica, reforçando a ligação entre teoria e prática.




Visita de Estudo das Turmas de 9.º Ano a Coimbra

         No dia 2 de Maio de 2025 os alunos do 9.º ano da Escola Básica e Secundária de Vila Flor, acompanhados pelos docentes Lina Carvalho, Teresa Rocha, Palmira Magueta e António Ventura, deslocaram-se a Coimbra para visitarem o Observatório Astronómico e a Universidade de Coimbra.

Realizada no âmbito do Plano de Recuperação das Aprendizagens, esta visita de estudo teve como principais objetivos motivar os alunos para o estudo de Matemática, relacionar conceitos matemáticos com a prática, particularmente no campo da Astronomia e na Investigação Científica, perceber a importância da Matemática no desenvolvimento das outras ciências e contribuir para o enriquecimento cultural dos alunos.

No Observatório Astronómico, os alunos tiveram oportunidade de observar instrumentos usados em Astronomia e de conhecer o trabalho realizado desta área desde a antiguidade até aos nossos dias. No Planetário digital, os alunos puderam explorar o Cosmos, observar o céu do mês, explorar do Sistema Solar e identificar estrelas e constelações. Também ficaram a conhecer mitos e lendas associadas ao universo, às estrelas e aos planetas. Os alunos interagiram com uma postura sempre correta e atenta e colocaram algumas questões.

Na visita à Universidade de Coimbra, os alunos conheceram o Paço das Escolas, a Biblioteca Joanina, o Palácio Real, a Sala dos Capelos, a Sala do Exame Privado, a Sala das Armas e a Capela de S. Miguel, (capela universitária do século XVI). Visitaram também o Museu da Ciência, o Laboratório Chimico, o Museu Académico e o Gabinete das Curiosidades. Os alunos puderam manusear alguns instrumentos científicos, participar em algumas experiências, apreciar uma grande exposição de minerais e conhecer um pouco da vida académica de Coimbra.

Para os alunos, esta visita de estudo representou uma oportunidade de aprendizagem fora do contexto habitual da sala de aula, permitindo-lhes ligar os conhecimentos adquiridos nas aulas a uma experiência diferente e enriquecedora e serve de estímulo para se dedicarem-se com maior empenho ao seu percurso escolar. Além disso, contribuiu para o seu crescimento pessoal e social e fortaleceu a relação entre alunos e professores.




Isto é Matemática

No dia 20 de março de 2025 os alunos do terceiro ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário do Agrupamento assistiram, no Auditório da Escola Básica e Secundária, ao espetáculo “Isto é Matemática - Ao Vivo! – Os maiores segredos do mundo”, apresentado por Rogério Martins, Professor e Investigador do Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa.

Realizada no âmbito do Plano de Recuperação das Aprendizagens, esta atividade teve como principal objetivo mostrar uma forma diferente de abordar a Matemática, incentivando os alunos para a ciência. Foi atividade foi muito enriquecedora, na medida em que procurou promover, nos alunos, a observação da Matemática numa perspetiva diferente da habitual e abordou temas do mundo real, com experiências ao vivo.

Como referiu o professor Rogério Martins, “mais do que ensinar Matemática, queremos contribuir para fazer despertar uma nova forma de olhar para a Matemática, mais equilibrada e centrada no conhecimento científico, e menos povoada de fantasmas.”




Comemoração do Dia da Europa

 O grupo de Geografia realizou mais uma vez, este ano letivo, o Concurso Europeu tendo como tema: “2025-Ano Europeu da Educação para a Cidadania Digital”. Com esta atividade pretendeu-se motivar/sensibilizar toda a comunidade para a importância da aprendizagem ao longo da vida; utilizar eficazmente a tecnologia digital para pensar de forma crítica e agir de forma responsável; apreciar outras culturas e as perspetivas de outras pessoas; compreender, proteger e respeitar os seus próprios direitos e os dos outros; gerir cuidadosamente as suas próprias informações privadas e as informações das pessoas com quem interagem, continuar a aprender ao longo da vida para se manterem a par das oportunidades e ameaças emergentes. Entre os dias 08 e 15/05/2025, realizou-se no bloco B da ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DE VILA FLOR uma exposição dos trabalhos relativos ao Concurso Europeu, para comemorar o Dia da Europa (9 de maio).

O concurso e a exposição foram propostos e coordenados pelo grupo de Geografia e decorreram na Semana do Agrupamento. Esta atividade contou com a colaboração e envolvimento dos alunos que se dedicaram de forma empenhada. Pais, encarregados de educação e comunidade contribuíram também para o êxito da mesma.




segunda-feira, 12 de maio de 2025

Visita de estudo “nos trilhos da Ciência”

 Nos dias 09, 10 e 11 de maio , os alunos das turmas 10.ºA, 11,º A e 12.º A , no âmbito das Disciplinas de Biologia e Geologia e Biologia no seguimento candidatura efetuada pelo agrupamento de escolas de Vila Flor com a DGESTE - Plano de Recuperação das Aprendizagens, tendo em conta as medidas inseridas no “ Plano 23/24 Escola+ pelo grupo 520 deixaram a sua escola e rumaram à Vila da Lousã. Nesses dias tiveram a  oportunidade de visitar e realizar várias atividades em regiões próximas, CCV Alviela, Universidade de Coimbra, Lousã, Vila Nova de Poiares, Oliveira do Hospital, Parque Natural Serra da Estrela e Covilhã.