terça-feira, 13 de maio de 2025

Visita de Estudo das Turmas de 9.º Ano a Coimbra

         No dia 2 de Maio de 2025 os alunos do 9.º ano da Escola Básica e Secundária de Vila Flor, acompanhados pelos docentes Lina Carvalho, Teresa Rocha, Palmira Magueta e António Ventura, deslocaram-se a Coimbra para visitarem o Observatório Astronómico e a Universidade de Coimbra.

Realizada no âmbito do Plano de Recuperação das Aprendizagens, esta visita de estudo teve como principais objetivos motivar os alunos para o estudo de Matemática, relacionar conceitos matemáticos com a prática, particularmente no campo da Astronomia e na Investigação Científica, perceber a importância da Matemática no desenvolvimento das outras ciências e contribuir para o enriquecimento cultural dos alunos.

No Observatório Astronómico, os alunos tiveram oportunidade de observar instrumentos usados em Astronomia e de conhecer o trabalho realizado desta área desde a antiguidade até aos nossos dias. No Planetário digital, os alunos puderam explorar o Cosmos, observar o céu do mês, explorar do Sistema Solar e identificar estrelas e constelações. Também ficaram a conhecer mitos e lendas associadas ao universo, às estrelas e aos planetas. Os alunos interagiram com uma postura sempre correta e atenta e colocaram algumas questões.

Na visita à Universidade de Coimbra, os alunos conheceram o Paço das Escolas, a Biblioteca Joanina, o Palácio Real, a Sala dos Capelos, a Sala do Exame Privado, a Sala das Armas e a Capela de S. Miguel, (capela universitária do século XVI). Visitaram também o Museu da Ciência, o Laboratório Chimico, o Museu Académico e o Gabinete das Curiosidades. Os alunos puderam manusear alguns instrumentos científicos, participar em algumas experiências, apreciar uma grande exposição de minerais e conhecer um pouco da vida académica de Coimbra.

Para os alunos, esta visita de estudo representou uma oportunidade de aprendizagem fora do contexto habitual da sala de aula, permitindo-lhes ligar os conhecimentos adquiridos nas aulas a uma experiência diferente e enriquecedora e serve de estímulo para se dedicarem-se com maior empenho ao seu percurso escolar. Além disso, contribuiu para o seu crescimento pessoal e social e fortaleceu a relação entre alunos e professores.




Sem comentários:

Enviar um comentário