terça-feira, 8 de abril de 2025

Turma do 10.ºB visita o pré-escolar da Vila para falar sobre Reciclagem e Sustentabilidade

 

No passado dia 02 de abril, os alunos da turma do 10.ºB e a sua diretora de turma deslocaram-se ao Pré-Escolar, do Agrupamento de Escolas de Vila Flor (vila), no âmbito do Projeto de Cidadania e Desenvolvimento, com o objetivo de sensibilizar os mais pequenos para a importância da reciclagem e da sustentabilidade.

Com entusiasmo e espírito de partilha, os alunos do secundário prepararam uma sessão interativa onde explicaram, de forma simples e divertida, os conceitos de reciclagem, separação do lixo e reutilização de materiais. As crianças participaram ativamente, mostrando curiosidade e vontade de aprender a cuidar do planeta.

O momento alto da visita foi a atividade prática, onde juntos construíram pequenos animais utilizando materiais reciclados como garrafas de plástico, rolos de papel, tampas, entre outros. Esta iniciativa criativa e educativa despertou a imaginação dos mais novos e reforçou a mensagem de que é possível dar uma nova vida aos objetos que normalmente iriam para o lixo.

Esta colaboração entre ciclos de ensino mostrou-se extremamente positiva, promovendo não só a educação ambiental, mas também o convívio e a responsabilidade social entre diferentes faixas etárias.

Parabéns aos alunos do 10.ºB pelo empenho e dedicação, e um agradecimento especial às educadoras e crianças do Pré-Escolar pela calorosa receção!












Equipa de Natação

 No passado dia 2 de abril, a equipa de natação da Escola de Vila Flor deslocou-se a Bragança para participar em mais uma concentração distrital de Natação, juntando-se às escolas de Macedo de Cavaleiros, Vinhais e Mirandela.

Este encontro desportivo foi mais do que uma competição: representou uma oportunidade única de partilha, convívio. Através do desporto escolar, os alunos fortalecem laços de amizade, aprendem a importância do espírito de equipa, da entreajuda e do respeito mútuo – valores fundamentais dentro e fora da piscina.

Os resultados falam por si. A equipa evidenciou uma clara melhoria nos tempos realizados, reflexo do esforço e dedicação colocados nos treinos ao longo das últimas semanas. Mais do que medalhas ou pódios, o verdadeiro triunfo foi a evolução de cada atleta, tanto a nível técnico como humano.

A Professora Clara Pires, responsável pela equipa, faz questão de congratular todas as atletas pelo compromisso, empenho e superação demonstrados. Pertencer à equipa de natação da escola não é apenas praticar uma modalidade – é integrar um projeto educativo que promove a disciplina, a resiliência e o bem-estar físico e emocional.



Pocinho

 No âmbito do Plano 23|24 Escola+, a atividade “Trilhos e Côa: Aventura entre o Rio e as Gravuras” levou dezenas de alunos dos 2.º e 3.º ciclos e do ensino secundário numa experiência educativa ímpar, unindo desporto, natureza e património cultural.

Organizada pelos Grupos de Educação Física 260 e 620, a iniciativa incluiu uma visita ao Centro de Alto Rendimento do Pocinho e ao Museu do Côa. O objetivo foi claro: combater os efeitos do sedentarismo e do isolamento social intensificados pela pandemia, ao mesmo tempo que se promoviam competências sociais e emocionais.

Com o apoio dos docentes Clara Pires, Sónia Costa, Gabriel Alves, Elisabete Feijó e Francisco Carvalho, os alunos participaram em atividades físicas como remo indoor, considerada por muitos como o momento mais marcante do dia. Paralelamente, exploraram as gravuras rupestres do Côa, reforçando a ligação entre o passado e o presente, entre o corpo e a mente.

De acordo com os dados recolhidos através de questionários aplicados aos participantes, os resultados foram extremamente positivos, tanto a nível emocional como educativo. A melhoria da aptidão física, o reforço da autoconfiança e a redução do stress foram algumas das conquistas destacadas.

A Delegada dos Grupos 260 e 620, Clara Pires, sublinhou que “a elevada adesão e entusiasmo dos alunos mostram que esta foi uma experiência transformadora”.

Em suma, “Trilhos e Côa” revelou-se uma aposta ganha na promoção do bem-estar e inclusão, utilizando o desporto e a cultura como motores para a recuperação de aprendizagens.






sexta-feira, 4 de abril de 2025

”Spring Break”

 No âmbito do Projeto PES, teve lugar, a 02 de abril, a atividade “Spring Break” (comportamentos aditivos), destinada aos alunos do 12.º ano e TIG, dinamizada pela GNR – Escola Segura e Enfermeiras da Saúde Escolar, tendo-se contado com a presença de elementos da Guardia Civil Espanhola. O objetivo principal é, prevenção de consumos aditivos, salientando-se os comportamentos de risco que podem advir destes consumos.








“Junto à Terra-Tua”

 Junto à Terra Tua (Jat_Tua)

Junto à Terra (JaT) é um projeto de educação para a sustentabilidade, onde a importância da biodiversidade é comunicada numa linha conceptual que parte do pensamento global para a ação local. Este projeto nasceu no Vale do Sabor, mas logo deu um salto e foi também implementado no Vale do Tua. No âmbito deste Projeto, mais concretamente o Projeto Junto à Terra Tua (Jat_Tua) decorreu no passado dia três de abril, na localidade do Vieiro, com os alunos do 8.º ano, a Atividade de Campo (oficinas). Com estas oficinas, num total de seis, pretendeu-se que os alunos, através de uma abordagem de sustentabilidade feita de atitudes, tomassem consciência da importância do estar junto e em sintonia, do lado da Terra, enquanto planeta e enquanto território da sua comunidade, que importa conhecer, valorizar e preservar.

Esta iniciativa nasceu de uma parceria entre o Parque Natural Regional do Vale do Tua e da estratégia definida pela EDP (atualmente com a MOVHERA), com o intuito de mitigar o impacte na biodiversidade, decorrente do aproveitamento hidroelétrico de Foz-Tua.








quarta-feira, 26 de março de 2025

Concerto Literário

 

No dia 24 de março, pelas 14 horas e 30 minutos, os alunos do pré-escolar e do 1º ciclo do Agrupamento de Escolas de Vila Flor tiveram a oportunidade de viver uma experiência única e enriquecedora. O músico, compositor e escritor Richard Towers esteve presente para proporcionar um inesquecível concerto literário.

Através de uma viagem pelos seus livros, Richard Tower dinamizou o evento com muita música e animação, envolvendo os alunos num ambiente de aprendizagem lúdico e interativo. Foram momentos de grande diversão, onde a cultura geral esteve sempre presente, permitindo às crianças explorar novas histórias e conhecimentos de forma cativante e envolvente.

O concerto literário não só despertou o interesse pela leitura e pela música, como também proporcionou instantes de muita alegria e partilha entre todos.



terça-feira, 25 de março de 2025

Visita “As Áreas Protegidas como instrumento de conservação da natureza”


Nos dias 21, 22 e 23 de março , os alunos do curso TTAR, no âmbito das Disciplinas de Ambiente e Desenvolvimento Rural e Área de Integração  deixaram a sua escola e rumaram à Península de Setúbal. Nesses dias tiveram a  oportunidade de visitar e realizar várias atividades nas diversas áreas protegidas da região, Parque Natural da Arrábida, Reserva Natural do Estuário do Sado, Paisagem Protegida da Arriba Fóssil da Costa da Caparica e Monumento Natural da Pedreira do Avelino.