terça-feira, 8 de abril de 2025

Pocinho

 No âmbito do Plano 23|24 Escola+, a atividade “Trilhos e Côa: Aventura entre o Rio e as Gravuras” levou dezenas de alunos dos 2.º e 3.º ciclos e do ensino secundário numa experiência educativa ímpar, unindo desporto, natureza e património cultural.

Organizada pelos Grupos de Educação Física 260 e 620, a iniciativa incluiu uma visita ao Centro de Alto Rendimento do Pocinho e ao Museu do Côa. O objetivo foi claro: combater os efeitos do sedentarismo e do isolamento social intensificados pela pandemia, ao mesmo tempo que se promoviam competências sociais e emocionais.

Com o apoio dos docentes Clara Pires, Sónia Costa, Gabriel Alves, Elisabete Feijó e Francisco Carvalho, os alunos participaram em atividades físicas como remo indoor, considerada por muitos como o momento mais marcante do dia. Paralelamente, exploraram as gravuras rupestres do Côa, reforçando a ligação entre o passado e o presente, entre o corpo e a mente.

De acordo com os dados recolhidos através de questionários aplicados aos participantes, os resultados foram extremamente positivos, tanto a nível emocional como educativo. A melhoria da aptidão física, o reforço da autoconfiança e a redução do stress foram algumas das conquistas destacadas.

A Delegada dos Grupos 260 e 620, Clara Pires, sublinhou que “a elevada adesão e entusiasmo dos alunos mostram que esta foi uma experiência transformadora”.

Em suma, “Trilhos e Côa” revelou-se uma aposta ganha na promoção do bem-estar e inclusão, utilizando o desporto e a cultura como motores para a recuperação de aprendizagens.






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