No âmbito do Plano 23|24 Escola+, a atividade “Trilhos e Côa: Aventura entre o Rio e as Gravuras” levou dezenas de alunos dos 2.º e 3.º ciclos e do ensino secundário numa experiência educativa ímpar, unindo desporto, natureza e património cultural.
Organizada pelos Grupos de
Educação Física 260 e 620, a iniciativa incluiu uma visita ao Centro de Alto
Rendimento do Pocinho e ao Museu do Côa. O objetivo foi claro: combater os
efeitos do sedentarismo e do isolamento social intensificados pela pandemia, ao
mesmo tempo que se promoviam competências sociais e emocionais.
Com o apoio dos docentes Clara
Pires, Sónia Costa, Gabriel Alves, Elisabete Feijó e Francisco Carvalho, os
alunos participaram em atividades físicas como remo indoor, considerada por
muitos como o momento mais marcante do dia. Paralelamente, exploraram as
gravuras rupestres do Côa, reforçando a ligação entre o passado e o presente,
entre o corpo e a mente.
De acordo com os dados recolhidos
através de questionários aplicados aos participantes, os resultados foram
extremamente positivos, tanto a nível emocional como educativo. A melhoria da
aptidão física, o reforço da autoconfiança e a redução do stress foram algumas
das conquistas destacadas.
A Delegada dos Grupos 260 e 620,
Clara Pires, sublinhou que “a elevada adesão e entusiasmo dos alunos mostram
que esta foi uma experiência transformadora”.
Em suma, “Trilhos e Côa”
revelou-se uma aposta ganha na promoção do bem-estar e inclusão, utilizando o
desporto e a cultura como motores para a recuperação de aprendizagens.
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