quinta-feira, 21 de março de 2024

“Uma história …diferentes olhares.”

No âmbito da promoção para a literacia, enquadrada na Área das Expressões e Comunicação das Orientações Curriculares, o Departamento da Educação Pré-escolar está a desenvolver um projeto intitulado “Uma História…diferentes olhares”. O referido projeto consiste na exploração de uma história, por período, comum a todos os Jardins de Infância.

No 1º período foi trabalhada a história “Os esquilos que não sabiam partilhar”, sendo que cada grupo enveredou pela sua abordagem, em diferentes Áreas de Conteúdo. 

No Jardim de Infância de Samões as crianças exploraram a história, como verdadeiros cientistas, foram realizadas na Área do Conhecimento do Mundo experiências de flutuação e no Domínio da Matemática construíram um jogo de correspondência numérica.





No Jardim de Infância da Escola Básica Dr. Artur Pimentel, optou-se por trabalhar a história na vertente da Área da Formação Pessoal e Social, evidenciando o valor da amizade, da partilha e o respeito pelo outro. No Domínio da Expressão Artística, ambas as salas elaboraram um placard/maquete alusivos ao espaço físico e personagens da história.









No Jardim de Infância de Santa Comba de Vilariça as crianças exploraram a história através de exemplos dos valores de amizade e de partilha, da expressão plástica e do conhecimento do mundo.



No JI de Benlhevai, a exploração da história foi muito interessante e abordou de uma forma transversal as Áreas de Conteúdo. O posterior registo incidiu no domínio da educação artística e, por sugestão das crianças, recorremos à pintura com Aguarelas, sem esquecer os valores no âmbito da educação para a cidadania.

O trabalho ficou visualmente muito bonito...!



No Jardim de Infância de Freixiel realizamos atividades direcionadas para as artes visuais, onde utilizamos diversos materiais como recursos da natureza (ramos, folhas, pedras, areia, pinhas…)  e material reciclado.

Esta história é fantástica para explicar a importância dos valores (amizade e partilha) bem explícitos na história.




Sem comentários:

Enviar um comentário