segunda-feira, 27 de janeiro de 2025

Coimbra encantou em todas as horas

 Os alunos do 10º ano e as professoras Paula Marques e Adriana Dias concretizaram a Visita de Estudo, no dia 14 de janeiro, à Universidade de Coimbra: Biblioteca Joanina, Museu das Curiosidades e Laboratório “Chimico” (período da manhã) – sítios apropriados para motivação e complemento das aulas de Português e Física e Química A.

     A Biblioteca Joanina, onde estudou Eça de Queirós, Almeida Garrett, Antero de Quental, Ramalho Ortigão, fez as delícias do grupo – ali respirava-se sabedoria e eloquência.

      Na Quinta dos Amores, Fonte das Lágrimas e Jardim Romântico, sítios frequentados por Inês de Castro, Sara fez a introdução ao estudo de Os Lusíadas e conduziu o grupo pela vida das personagens D. Pedro e Inês. Os caules de bambu, a canforeira e a figueira da Austrália prenderam a atenção de todos.

           Umas “comprinhas” encerraram a visita e os sacos, sacolas e pacotes, uns mais recheados que outros, acomodaram-se nos bancos do autocarro. Após este dia fantástico, o grupo regressou a Vila Flor.

 

Alunos do 10º Ano e professoras Paula Marques e Adriana Dias   







            

quinta-feira, 23 de janeiro de 2025

Visita de Estudo - Centro Ciência Viva e Sea Life

 No dia 20 de janeiro de 2025, os alunos do 7.º ano tiveram a oportunidade de participar numa enriquecedora visita de estudo ao Planetário do Porto - Centro Ciência Viva e ao SEA LIFE, numa atividade que combinou a exploração científica com momentos de convívio e aprendizagem prática.

Um dia dedicado à ciência e à descoberta
A jornada começou cedo, às 8:00 horas, com a partida de Vila Flor. Após uma viagem de cerca de duas horas e trinta minutos, chegámos ao Planetário do Porto, onde fomos recebidos por um ambiente imersivo e educativo. Os alunos tiveram a oportunidade de participar em sessões interativas que abordaram temas como o Sistema Solar, a origem do universo e os movimentos dos astros. As projeções digitais e as exposições interativas permitiram explorar conceitos de física, química e astronomia de forma cativante.
Após esta experiência, foi tempo de reabastecer energias com o almoço, aproveitando para conviver de forma mais descontraída.
Em seguida, partimos em direção ao SEA LIFE, onde chegámos por volta das 14:30.
No SEA LIFE, os alunos mergulharam no mundo das ciências naturais e biológicas. O percurso temático incluiu a exploração de ecossistemas aquáticos, tendo observado ao vivo vários exemplares de organismos marinhos em simulações dos seus ecossistemas, sendo sensibilizados para a importância da manutenção   biodiversidade.
Objetivos atingidos e uma experiência inesquecível
Esta visita de estudo teve como principal objetivo aproximar os conteúdos curriculares das disciplinas de Física e Química e Ciências Naturais a experiências práticas e interativas, estimulando o interesse científico dos alunos. Além disso, promoveu a compreensão de conceitos complexos, como a astronomia e a biodiversidade, de forma acessível e empolgante.
Acompanhados por professores dedicados e supervisionados de acordo com as normas em vigor, os alunos retornaram a Vila Flor às 18:10 horas, cansados, mas com novas competências e memórias. Esta experiência reforçou o compromisso da nossa escola com a educação nas suas dimensões mais qualitativas, proporcionando momentos que irão, sem dúvida, marcar o percurso académico e pessoal dos nossos alunos.











quarta-feira, 15 de janeiro de 2025

quinta-feira, 19 de dezembro de 2024

Cabazes Solidários

A Coordenadora da Estratégia de Educação para a Cidadania de Escola, no âmbito do domínio Voluntariado e em colaboração com a CPCJ, decidiu, neste Natal de 2024, repetir a iniciativa, continuando assim com a implementação do Projeto “Cabazes Solidários”. 

O Agrupamento, este ano letivo, continuou a promover uma campanha de recolha solidária de géneros alimentícios, evento que envolveu o Agrupamento de Escolas de Vila Flor e que decorre pelo quinto ano consecutivo.

A comunidade escolar continuou a apoiar a causa, dando um exemplo singular de solidariedade e partilha. 

De agradecer o apoio do Supermercado Intermarché, da Associação de Pais e do Núcleo do Sporting de Mirandela que ajudaram fornecendo também alguns géneros alimentares para poder prover os cabazes com um número razoável de bens.

E assim, com o valioso apoio de todos, foi possível obter cabazes que permitiu confortar 34 famílias de alunos do Agrupamento, nesta época Natalícia!






quinta-feira, 12 de dezembro de 2024

Conhece os teus direitos!

No âmbito do projeto de Cidadania e Desenvolvimento, no dia 10 de zembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos, a turma do 10ºA apresentou o resultado do seu trabalho sobre a Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH).

Com o contributo de várias disciplinas do currículo (Filosofia, Português, Biologia e Geologia, Inglês, Física e Química A) os alunos desafiaram-se a conhecer os 30 artigos da DUDH e apresentá-los à comunidade educativa. Para isso, optaram por analisar pormenorizadamente cada um dos artigos, sintetizá-los numa frase curta e direta e ainda ilustrá-los com fotografias capturadas no espaço da nossa escola.

Esta atividade permitiu aos alunos desenvolver competências pessoais, sociais e académicas, promovendo aprendizagens significativas integradas em várias disciplinas. Além disso, contribuiu para o fortalecimento das soft skills, essenciais para o seu crescimento integral e para os desafios futuros.



sexta-feira, 6 de dezembro de 2024

         A equipa da Biblioteca Escolar deslocou-se no dia 3 de dezembro à Escola Básica de Samões, para partilhar uma história mágica com os alunos do primeiro ciclo e pré-escolar. O livro escolhido foi “Ema e as luzes da Noite”, de Lucy Fleming, uma narrativa encantadora que prendeu a imaginação de todos. As crianças participaram com grande entusiasmo, ouvindo atentamente cada palavra e interagindo ativamente durante a leitura.

        No final da atividade, cada aluno recebeu uma pluma colorida, simbolizando as antenas de Ema, a personagem principal da história. Foi uma manhã divertida e diferente, cheia de sorrisos e momentos inesquecíveis, onde a magia das palavras se fez sentir em cada criança.



quarta-feira, 4 de dezembro de 2024

Projeto do Clube de Leitura: Uma Homenagem à Literatura Portuguesa

O Clube de Leitura do Agrupamento de Escolas de Vila Flor realizou um projeto artístico de grande importância cultural para a Biblioteca Escolar, com o objetivo de homenagear grandes nomes da literatura portuguesa. A iniciativa consistiu na pintura de seis escritores renomados numa das paredes da biblioteca, criando um espaço ainda mais inspirador para os alunos:

Sophia de Mello Breyner Andresen ,Luís Vaz de Camões, Florbela Espanca, José Saramago, Fernando Pessoa e Miguel Torga .

Esta iniciativa do Clube de Leitura é um exemplo de como a arte e a literatura podem transformar ambientes, despertando o interesse dos alunos pela cultura literária.