terça-feira, 18 de junho de 2024

Vídeo final de ano letivo 2023/24

 O ano letivo 2023/24 chegou ao fim.

Queremos expressar a nossa gratidão pelo empenho e dedicação de todos. Desejamos que desfrutem de umas merecidas férias, repletas de descanso e diversão.

Aproveitem para assistir ao vídeo especial que preparamos, com uma retrospetiva de todas as atividades incríveis que realizamos na Biblioteca Escolar.

Até breve e boas férias!



segunda-feira, 17 de junho de 2024

Canguru Matemático 2024

 Na semana de 8 a 13 de abril realizou-se na Escola Básica e Secundária de Vila Flor o concurso Canguru Matemático sem Fronteiras 2024, envolvendo todos os alunos do segundo ciclo.

O concurso pretende divulgar a matemática elementar, estimulando e motivando os alunos numa espécie de olimpíada, em escalões dos diversos anos da escolaridade, que abrangem desde o segundo ao décimo segundo anos da escolaridade. É internacional, teve origem na Austrália (daí o nome Canguru), no início dos anos 80. Atualmente é realizado em 86 países e conta com mais de 6 milhões de participantes.

Em Portugal a organização está a cargo do Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra. A primeira realização foi em 2005 e celebra este ano o 20.º aniversário.

Na categoria Escolar (5.º e 6.º anos) a prova tem a duração de 90 minutos e é constituída por um conjunto de 24 questões organizadas em três graus de dificuldade: problemas de 3 pontos, problemas de 4 pontos e problemas de 5 pontos. Neste escalão o aluno pode atingir o máximo de 120 pontos. Há penalização pelas respostas erradas.

Todas as questões se baseiam na resolução de problemas, envolvem um conjunto de capacidades matemáticas, de uma forma integrada, focando os vários temas das Aprendizagens Essenciais, mas sem que estes estejam muito evidentes. Não raras vezes alunos que não demonstram um elevado aproveitamento na disciplina de matemática, destacam-se neste concurso, pois têm um bom raciocínio matemático e desenvolveram estratégias para a resolução de problemas que o ensino mais formal não valoriza convenientemente.

Tratando-se de um concurso, todos recebem um certificado com a posição obtida na Categoria, na Escola. Também já é conhecida a classificação a nível nacional e regional. A aluna Carolina Borges, do 5.ºB, que obteve o melhor resultado a nível do agrupamento, foi também a melhor classificada no distrito e ocupou a posição 44.ª a nível nacional. Convém referir que na categoria Escolar houve mais de 20 mil participantes. Das 25 melhores pontuações do distrito do Bragança, 16 são do Agrupamento de Escolas de Vila Flor.

Os alunos gostam de participar, encarando o concurso como um desafio. Por norma não realizam treinos e sentem alguma dificuldade em compreender os enunciados que são bastante extensos.

O concurso é organizado pelos professores de matemática do segundo ciclo, como uma atividade formativa. A avaliação tem sido bastante positiva e a intensão é a de que continue a ser realizado, se possível alargado a alunos de outras Categorias e que tenha mais visibilidade ao nível das atividades do agrupamento.

10 Primeiros classificados ao nível do Agrupamento (Categoria Escolar)

1.º         Carolina Borges             5.ºB

2.º         João Moreira    5.ºB

3.º         André Sobral    5.ºB

4.º         Alice Martins    6.ºA

4.º         Camila Teixeira              6.ºA

4.º         José Martinho  6.ºB

7.º         Lucas Nascimento      5ºC

8.º         Matilde Nogueira          6.ºA

8.º         Martim Venera 5.ºA

10.º      Maria Costa     5.ºB

Os professores do Grupo 230






quarta-feira, 5 de junho de 2024

Os pássaros na minha escola

 Os docentes do grupo 230, Matemática e Ciências Naturais, dinamizaram ao longo do ano um projeto intitulado “Os pássaros na minha escola”. Foram desenvolvidas várias atividades, dentro e fora da sala de aula, durante os três períodos letivos. O objetivo destas atividades foi essencialmente despertar o interesse dos alunos para biodiversidade que existe no espaço escolar, dando particular enfoque às aves, interligando conteúdos programáticos com observação, estudo e desenho das espécies de aves frequentes no espaço escolar.

Os efeitos foram sendo notórios ao longo do ano, com os alunos a mostrarem um interesse crescente, que se alargou para fora do recinto escolar. Passaram a olhar as aves com interesse, na escola ou em qualquer outro lugar. Tiraram fotografias, apresentaram questões e procuraram os professores para partilharem o que tinham visto e ouvido.

Em todas as turmas houve articulação dos docentes de Educação Visual e de Ciências Naturais. Numa turma houve também a articulação com os docentes de Português e Cidadania e Desenvolvimento.

No início do projeto foi aplicado um questionário, com 30 questões e o mesmo questionário foi aplicado no final do 3.ºPeríodo. No primeiro período foi obtida uma percentagem de sucesso de 43,3%, sendo a identificação da milheirinha (Serinus serinus) a pergunta onde tiveram mais dificuldade. A questão onde o sucesso foi mais elevado foi a identificação do Pisco-de-peito-ruivo (Erithacus rubecula).

A percentagem de sucesso no 3.ºPeríodo foi de 65%. A identificação do lugre (Spinus spinus) foi a que ofereceu maior dificuldade.

Das 25 espécies estudadas algumas foram avistadas com muita frequência como o pardal-comum (Passer domesticus), o tentilhão-comum (Fringilla coelebs) ou a rola-de-colar (Streptopelia decaocto) ou o pintassilgo (Carduelis carduelis), outras nunca foram avistadas. Houve também algumas surpresas como o avistamento de vários grifos (Gyps fulvus) e a presença frequente de uma cegonha-branca (Ciconia ciconia), que nidificou nas proximidades.

No âmbito da semana do agrupamento, os trabalhos realizados foram expostos e vistos por toda a comunidade escolar.

Os alunos demonstraram entusiasmo e satisfação com o resultado obtido e manifestaram a vontade de continuar a estudar as aves no próximo ano letivo.

Os docentes do Grupo 230














terça-feira, 4 de junho de 2024

Comemoração do Dia Mundial do Ambiente

No dia 5 de junho no âmbito da comemoração do Dia Mundial do Ambiente, o Grupo de Geografia realizou uma exposição no Placar de Geografia, no Polivalente da Escola Básica e Secundária de Vila Flor.

Os alunos das turmas dos 7º, 8º, 9º, 10º e 11º anos, que participaram na comemoração deste dia, construíram postais alusivos ao tema.

Com esta campanha de sensibilização o Grupo de Geografia pretendeu alertar a comunidade escolar para a importância da sustentabilidade do nosso Planeta.



sexta-feira, 31 de maio de 2024

Visita de Estudo - Rota da Sustentabilidade

No passado dia 28 de maio, no âmbito do Projeto Eco-Escolas e da disciplina de Ciências Naturais, os alunos do 8ºano de escolaridade participaram numa visita de estudo às instalações da Resíduos do Nordeste, em Urjais, à Paisagem Protegida da Albufeira do Azibo e ao Centro Ciência Viva de Bragança.

A visita de estudo correu muito bem e os objetivos da mesma foram atingidos. Além das competências adquiridas, a visita de estudo promoveu também um convívio salutar entre todos. 











Visita ao Lar da Nossa Senhora dos Remédios – Vila Flor

     No âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento e relativamente ao domínio do Voluntariado, a turma B do 9.º ano deslocou-se ao Lar da Nossa Senhora dos Remédios, em Vila Flor, no dia vinte e nove de maio. Pretendia-se que os alunos dinamizassem algumas atividades com os idosos como jogar às cartas, pintar, dançar ou, simplesmente, conversar. Nesta breve passagem, foram narradas diversas histórias que geraram muitas gargalhadas entre os envolvidos e ainda houve tempo para ouvir alguns conselhos de quem tem mais experiência e sabedoria. Um alerta para os mais jovens que, muitas vezes, esquecem e abandonam a geração mais velha! Esta visita permitiu, sem dúvida, aproximar estas duas gerações que estão tão distantes uma da outra.

    No final, ao observar a felicidade e os sorrisos dos utentes com quem convivemos, foi um dos momentos mais satisfatórios que alguma vez vivemos. Saímos de coração cheio!

Obrigada a todos os que nos receberam!










quinta-feira, 23 de maio de 2024

Saber viver, Beber melhor.

Nos dias 15 e 22 de maio, os alunos da turma TTAR deixaram a sua escola e rumaram ao Porto, na qual tiveram oportunidade de visitar a sede do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto, I.P. e participar em várias atividades que integram o projeto IVDP+EDUCA: Saber viver, Beber melhor.

O objetivo do projeto é combater o alcoolismo e destacar a pluridisciplinaridade associada à cultura da vinha e à produção de vinho.

Os alunos participaram no módulo 1- A viagem da Uva: do Douro para o mundo, módulo 2- Porto: Memória com Futuro (Arquivo), módulo 4- As Denominações de Origem Protegidas da Região Demarcada do Douro e no módulo 7- Despir e vestir garrafas.

No dia 16 de maio, os alunos participaram no módulo 8- VinhaTech na Escola Básica e Secundária de Vila Flor.